Conceitos
1. Educação
"A educação é sempre uma certa teoria do conhecimento posta em prática" (Freire, citado por Costa, 2015, p.73)
Designa o processo de desenvolvimento do potencial intelectual em cada criança.
2. Formação
Mais do que a capacidade profissional, é também a transformação do indivíduo.
3. Desenvolvimento
"Termo que designa o conjunto das transformações por que passa o sujeito ao longo do seu ciclo de vida, tendo como etapas fundamentais a infância, a adolescência e a vida adulta. Trata-se de um processo com múltiplas dimensões e que depende não só́ de processos maturacionais e biológicos, mas também de processos educacionais e ambientais."
· Marques, R. (2000). Dicionário breve de pedagogia. 2ª Edição.
4. Epistemologia
É um campo de filosofia dedicado aos problemas relacionados com o conhecimento humano.
- "A Epistemologia estuda a possibilidade e os limites do conhecimento, a própria natureza do conhecimento científico e suas condições, podendo dizer-se, portanto, que é uma teoria da ciência ou do conhecimento científico." (Blanché, citado por Amado, 2008, p.20).
5. Hermenêutica
A teoria geral da hermenêutica considera que o processo de interpretação da realidade é um processo descrito como forma de compreensão.
"No caso específico de Freire, a experiência de interpretação da realidade se realiza enquanto um processo compreensivo, que leva o homem a perceber a si mesmo e as suas circunstâncias, o mundo.".
- Danilo RS, Euclides R, Jaime José Z. Dicionário Paulo Freire. Autêntica Editora: Belo Horizonte; 2015.
6. Heurística
Trata-se de um processo pedagógico para guiar o aluno a descobrir por ele o que quer aprender. Este processo realiza-se, normalmente, através de perguntas.
7. Metodologia
Trata-se da lógica dos procedimentos científicos e o seu desenvolvimento. Ajuda a explicar os resultados da investigação científica e o seu processo.
8. Métodos
"O método de pesquisa é um conjunto de procedimentos e técnicas utilizados para se coletar e analisar os dados. O método fornece os meios para se alcançar o objetivo proposto". (Strauss & Corbin, 1998)
9. Técnicas
A técnica é um conjunto de práticas, existem por necessidade ou natureza.
10. Valores
É um conjunto de características que determinam a forma de interação ou de comportamento de uma pessoa com outros indivíduos.
"São princípios de orientação da conduta, baseados em ideias que culminam em preferências motivadoras de uma dada conduta."
· Marques, R. (2000). Dicionário breve de pedagogia. 2ª Edição.
11. Criação de sentido
"É através dos processos de criação de sentido, como a participação em práticas sociais e o uso da linguagem, que se efectuam e desenvolvem os mecanismos de partilha e de criação de conhecimento"
Nobre, A. & Duarte, R. (2015). Criação de Sentido e Partilha de Conhecimento: os desafios dos dois lados do binómio ensino-aprendizagem. Em Encontro "Bruner na Escola - A Aprendizagem pela Descoberta. Recuperado de https://hdl.handle.net/10400.26/22618
12. Cidadania
- "A cidadania, em Freire, tem características de coletividade. Como "ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho: os homens se libertam em comunhão" (Freire, 1981, p. 27); da mesma forma a cidadania não se encontra restrita ao indivíduo. A cidadania se manifesta por meio das relações sociais (...)". Danilo RS, Euclides R, Jaime José Z. Dicionário Paulo Freire. Autêntica Editora: Belo Horizonte; 2015.
13. Globalização
"A globalização que reforça o mando das minorias poderosas e esmigalha e pulveriza a presença impotente dos dependentes, fazendo-os ainda mais impotentes é destino dado. Em face dela não há outra saída senão que cada um baixe a cabeça docilmente e agradeça a Deus porque ainda está vivo. Agradeça a Deus ou à própria globalização." (Freire, 1997, p. 129).